domingo, 14 de novembro de 2010

Estado e suas formas de atuação

Constantemente sofremos as coerções do Estado. Nossa liberdade é fatiada dia após dia. Muitas vezes somos forçados por tal instituição a nos calar diante de situações que nossas gargantas quase nos foge do controle, a nos redimir perante certas situações impostas de tal maneira a nos inspirar ódio para que não tenhamos que sofrer um mal ainda maior. Muitas são as formas despendidas pelo Estado para forçar-nos a enquadrar em seus padrões de comportamento.

Atualmente, não tão diferente de tempos atrás, ele vem desempenhando seu papel de forma singular, simples e na maioria das vezes eficiente.
O Estado desde sua cristalização dentro da sociedade organizada vem utilizando-se de dois mecanismos para manipular as massas populares: O Aparelho de Propaganda e o Aparelho de Repressão.

Os aparelhos de propagação da submissão e serviência não estão muito longe de nós. Dentro de nossas próprias casas sofremos com o uso (abuso) da educação ditatorial e da hierarquia patriarcal . Somos forçados a nos enquadrar nas regras da instituição familiar ditadas, muitas vezes, pelo genitor.
Saindo dos limites de nossos lares ainda existem outros dois veículos de propagação da passividade e servidão. O primeiro é a Igreja, que aliena e castra toda a vontade e individualidade em nome de um deus soberano, rei dos reis, representado pela hierarquia do santíssimo Clero, o qual todos devem submeter-se e idolatrar para ter sua esmola merecida: uma morada no paraíso! (não estou aqui afirmando que todos devam ser descrentes ou seja lá o que for, quero apenas ressaltar que os dogmas que a Igreja impõe para seus seguidores são os que transformam as pessoas em seres passivos e desinteressados por uma melhoria da sociedade como um todo). O segundo é a Escola, considerada por muitos anarquistas como o maior de todos os males do aparelho de propaganda. É na escola que somos literalmente adestrados para uma melhor prestação aos patrões e burgueses.
E vejam só! Desde muito jovens já somos vítimas de tamanha perseguição!
O aparelho que sofreu maior mudança na sua forma de atuar na sociedade foi o de propaganda que ao longo do desenvolvimento da ciência e da tecnologia acompanhou de olhos bem abertos.
Adquirindo a sofisticação atual das novas técnicas neuro-linguísticas na ciência; e dos meios de comunicação de massas, principalmente a televisão nas últimas décadas e mais recentemente da internet, nas novas tecnologias, o Estado vem ganhando novos aliados com o passar do tempo. Essa forma de imposição subliminar, ou seja, de forma sutil, quase que imperceptível, é largamente usada atualmente nas massas para propagar os ideais burgueses sem que as pessoas percebam a verdadeira intenção. Basta observar a mídia oficial que trabalha incessantemente em prol dos estadistas levando às pessoas através de todos os meios de comunicação de massa todas as agressões e mentiras recheadas da típica hipocrisia dos governistas (já que quase que todos os veículos de comunicação oficiais estão nas mãos de políticos). Pode-se ver exemplos claros aqui mesmo no estado do Rio Grande do Norte onde todas as TVs, jornais impressos e rádios estão nas mãos de parentes de políticos e são descaradamente usados para benefício eleitoreiro.

Quando esses meios não funcionam (e percebe-se que isso raramente vem acontecendo, basta ver toda a massa de pessoas embrutecidas e ignorantes) e pessoas começam a se rebelar por se acharem afetadas pela "desordem" do Estado, entra em jogo um outro meio para colocar na linha todo esse "rebanho desgarrado": o Aparelho de Repressão.
 Desde tempos imemoriáveis os militares existem para manter a dita ordem. Sempre a mando da burguesia eles são as pernas do Estado. Por se utilizarem da violência é bem provável que sua maior atividade seja desempenhada às escuras da vista do povo (as repressões não são efetivadas somente diretamente como muitos pensam acontecer, pois a opinião pública é muito importante para a existência do Estado); essas intervenções vêm acontecendo desde o princípio da existência de mentes insubmissas, quando grupos revolucionários ainda estão se formando; utilizam-se das práticas de investigações, da contra-propaganda, que é largamente usada (e nós anarquistas sofremos com ela até hoje) principalmente com o desenvolvimento e massificação de novas tecnologias, de sabotagens e até mesmo de infiltrações de agentes do Estado dentro dos movimentos populares revolucionários; e tudo isso acontece sem que muitas pessoas percebam.
Quando essas formas já não são o bastante para deter os rebelados entra em ação a violência propriamente dita, a violência tal qual é comumente associada aos militares e à polícia. Torturas, assassinatos, prisões e todo o tipo de intervenções violentas são praticados abertamente com justificativas de "manter a ordem".

Observando a história podemos perceber claramente que os alicerces do Estado foram e ainda o são fundados no autoritarismo e na imposição. Não existiu e jamais existirá nenhum Estado que não seja ditador, nem mesmo na maior das democracias já existente nem muito menos em nenhum país pseudocomunista.
Dessa forma podemos perceber como o autoritarismo se manifesta no Estado.
Existe ainda alguns "comunistas" que defendem uma fase de transição da sociedade burguesa para a então sociedade dos proletários que chamam carinhosamente (que hilário!) de "Ditadura do Proletariado", ditadura essa guiada pela "vanguarda" do partido comunista, que os trabalhadores deverão obedecer e servir. Ditadura, que como o nome já diz, simplesmente levaria o povo mais uma vez a caminhar rumo à submissão, à perda de liberdade, da autonomia, da inteligência e criatividade.
Portanto, se somos inimigos do autoritarismo e se todo Estado é e sempre será autoritário, hoje, mais do que nunca, declaramos guerra a qualquer que seja o Estado!

Não há Estado algum, seja ele chamado pelo nome que for, que não seja autoritário. 
Nem mais um minuto de trégua!  
 

Anselmo Malaquias.
Natal, 24 de Fevereiro de 2001.

Nenhum comentário:

Postar um comentário