domingo, 31 de outubro de 2010

A Fazendinha

Eeeeeeita fazendinha para revolucionar o mundo! Entrou no ar em junho de 2009, mais já é o game mais popular da história da internet. Sério. Em apenas 9 meses, chegou a 75 milhões de usuários ( 7 vezes mais do que o 2º maior jogo online, o World of Warcraft ). Só nos 6 primeiros meses de exibição faturou US$ 100 milhões, enquanto youtube que na minha opinião convém mais acessar anda faturando uma mixaria. Masssss .. essa é a cultura atual.

Pois bem, a Farmville é uma imitação descarada de outro game, o Farm Town, lançado 6 meses ANTES. Para limpar sua imagem, manchada por escândalos, os criadores de Farmville recolheram donativos para o Haiti, masssss com um porém .. lançaram uma campanha para ajudar o Haiti, arrecadaram US$ 2,7 milhões. Mas ficaram com 50% da QUANTIA. Vamos plantar alimentos e criar animais porque adubar a terra e espantar corvos tá dificil .. para completar, tudo que você faz é anunciado no ''mural'' do site, eis aí o segredo do sucesso. Quando o game estava começando e tinha poucos usuários, seus criadores fizeram parcerias duvidosas com empresas que anuncivam no jogo. Uma delas pedia um miniformulário em troca de moedinhas virtuais para investir em Farmville. O jogador respondia 4 perguntas e, no final, era avisado de que receberia o resultado por mensagem de texto. No mês seguinte descobria em sua conta de telefone que tudo aquilo era uma FARSA - assinara um serviço inútil, e que custava US$ 10 mensais. O anunciante ganhava o golpe. Outros anunciantes ofereciam moedinhas para quem instalasse uma barra de ferramentas - que bombardeava o pc com anúncios, e não podia ser removida.

Enquanto o site ia crescendo ( hoje, tem 350 milhões de usuários e já chegou a superar o Google em audiência ), a Zynga ( tal empresa responsável ) colocou mais de US$ 50 milhões em publicidade no facebook e é a maior anunciante dessa rede social, superando multinacionais como Sony, Microsoft e Coca-cola.

A fatura de dinheiro está explicado, Farmville é de graça, se estiver disposto a gastar dinheiro de verdade ( via cartão de crédito ), você pode turbinar bastante a sua fazenda. E isso faz todo o sentido '' As pessoas são movidas pelo sucesso e aceitam pagar pelos bens virtuais para se destacar no jogo '' consta Bill Money, diretor de desenvolvimento do jogo.

Agora penso,  será que um jogo assim tem alguma coisa a ensinar? Existe algo de positivo que possa ser extraído? Tudo bem que é bonitinha, mas cadê o conteúdo ?!



Informações tiradas da revista SUPERINTERESSANTE

5 comentários:

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  2. pensemos por outro lado:
    antes um jogo que simule cultivar fazendas
    do quem um desses varios que simula uma arma na mao, e muita violencia

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  3. No meu ponto de vista são dois jogos sem cultura nenhuma _ por um lado crianças viciadas, por outro ladrões de gravatas !

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