sábado, 30 de outubro de 2010

Democracia

Do grego demo= povo e cracia=governo, ou seja, governo do povo. 
Tema polêmico, mas não sou otário, portanto, a minha voz não calo. 

Qual é o principal símbolo da democracia no nosso país ? Acima de 18 anos o voto é obrigatório, mas perae, obrigatório ? A partir do momento em que obrigamos alguém a fazer algo acaba o poder democrático do cidadão. Temos a opção de votar nulo, mas a justiça faz campanha contra o voto nulo, fato ! 

A democracia deveria ser extinta do dicionário da língua portuguesa, tanto formal quanto coloquial. A democracia é a ditadura da maioria, uma fantasia. A maioria dos deputados e senadores não tem ensino superior completo? Não falam bonito? Tiririca e até cantor sertanejo! É democracia ou circo ? Definitivamente o Brasil não é um país levado a sério, na minha opinião é mais facil ser implantado o Anarco-Socialismo do que o Brasil ser um país democrata. 

Instituir o serviço militar obrigatório é uma prova de que o Brasil é um país democrata ! Numa democracia ninguém obriga ninguém a fazer o que lhe desagrade. Cada um pode escolher o tipo de atividade que desejar. Educação e instrução para todos é democracia! Temos isso? Governo pelo povo, é ? Nosso salário mínimo é miserável, nossa cultura é manipulada, a saúde é um desastre, a violência urbana atingi o nível de guerra civil, o judiciário não funciona, anda devagar, li um tempo atrás que o de São Paulo fica entre os PIORES do mundo.  Uma mídia concentrada e alienante, totalmente vinculada aos interesse de uma velha oligarquia que nos domina há séculos, sem falar no domínio do poder econômico sobre o político, o sistema neoliberal, possibilitado por este modelo capitalista. 

Onde encontraremos espaço para discutir, raciocinar ou mesmo entender sobre o que se passa neste país. Talvez algum de nós tenhamos esta oportunidade ou consciência de, através de meios alternativos de comunicação, buscarmos a verdade e questionarmos o que nos é empurrado, mas a maioria ou não tem oportunidade ou não tem consciência.  

Existem aqui os senhores feudais, os burgueses e o povo. '' Cada povo tem o governo que merece '' se a nossa democracia não é verdadeira, a culpa é de cada um dos brasileiros, enquanto a gente não se manifestar, isso dará continuidade .. 

Arranjemos, que tal, uma justificativa espiritual. Talvez Deus esteja marcando cada nome em sua caderneta e entupindo de cruzes os reincidentes de pequenos delitos que cometemos e fingimos que não, alimentando a hipocrisia cordial que nos orgulhamos de ostentar quando lemos as notícias do jornal.
Há censura. Há preconceito racial, ainda existe gente por ai matando outro alguém por ser homossexual e essa minha crise existencial eu resolvo com um caso extraconjugal. Afinal de contas dar murro em ponta de faca, nadar contra a maré e insistir na crença de que algum dia acordaremos e finalmente levantaremos do berço esplêndido é um delírio operacional.
O Rio de janeiro é a cidade mais feliz do mundo segundo pesquisas importantes, Machado de Assis já sabia disso quando escrevera o Alienista e sou apenas um boçal.
 

E pra finalizar quero meros aplausos a uma frase de Pierre-Joseph Proudhon na qual ele diz o seguinte:  "Aquele que botar as mãos sobre mim
para me governar é um usurpador, um tirano. Eu o declaro meu inimigo."


FORÇA SEMPRE  

sem mais

Desde sempre !

4 comentários:

  1. Guuh, ta massa pra caramba. parabéns ae lek...
    Aquele abraço, se cuida.

    ResponderExcluir
  2. valeeu irmão, tamo junto .. desde sempre !

    ResponderExcluir
  3. Demo + cracia = governo do demônio.
    Ficou ótimo seu texto, apesar de discordar de algumas coisas, mas está excelente.
    Sou a favor do Anarquismo. Não o conheço bastante, mas o pouco que conheço me apaixona. Infelizmente nos moldes de hoje o anarquismo é praticamente impossível, mas nem por isso, deixo de sonhar com um ideal. Se você não sonha o sonho, nunca irá realizá-lo. Deus fez o homem com capacidade de governar somente a si mesmo, não aos outros nem às coisas... portanto cada um que governe a si mesmo e tenha maturidade e consciência para conviver em uma sociedade em que não há alguem para a todos governar, e sim todos para governar uma sociedade.

    ResponderExcluir
  4. é..a tal de DEMOCRACIA...
    livre..qando respeitamos!

    boa compreençao!

    ResponderExcluir